COMPROMISSOS
Assumindo o seu compromisso com a Responsabilidade Social, Conciliação entre a vida profissional familiar e pessoal, Qualidade, & Sustentabilidade, a Trot, Lda, no seu alinhamento com as Partes Interessadas, definiu como pilares da sua organização, compromissos ao nível da Responsabilidade Social, Conciliação, Saúde e Segurança no Trabalho-SST, Qualidade e Sustentabilidade, na sua vertente social, ambiental e económica:
Qualidade:
Oferta de soluções de imagem corporativa, assente na diferenciação, inovação e qualidade dos produtos/serviços fornecidos;
Capacidade de resposta aos desafios propostos;
Elevada perceção das tendências e necessidades do mercado/clientes;
Soluções integradas com o objetivo da satisfação do cliente.
Sustentabilidade:
Promover um desenvolvimento sustentável, nas suas vertentes ambientais, económica e social;
Prevenir a poluição do meio ambiente contribuindo para uma maior sustentabilidade ambiental, utilizando recursos de forma racional, reduzindo os consumos de água, energia e substâncias químicas, a produção de resíduos e emissões atmosféricas, minimizando os impactes ambientais;
Melhorar sistematicamente os processos para uma maior eficiência e desempenho;
Apostar em tecnologias mais sustentáveis.
Responsabilidade social:
Cumprir com os princípios da Organização Internacional do Trabalho, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os princípios da Organização das Nações Unidas;
Assegurar um ambiente de trabalho adequado, com as condições de segurança, saúde e bem estar a todos os colaboradores;
Promover o conhecimento e envolvimento dos colaboradores, bem como o seu compromisso com os objetivos da Empresa.
Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal:
Promover a definição de políticas e boas práticas de conciliação, em sintonia com a sua missão estratégica
Promover o equilíbrio entre as necessidades de todos os trabalhadores e trabalhadoras e os objetivos da organização
Integrar requisitos mais eficazes e direcionados às necessidades de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal e da igualdade de género, integrando, na sua gestão, políticas e práticas nestes domínios;
Reduzir conflitos de articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal
Promover um clima de bem-estar na organização
Promover a atração e retenção de talentos
A Trotinete, tem vindo a apostar num modelo social comprometido com a excelência profissional e com a qualidade de vida das suas pessoas. A nossa política corporativa está apostada em criar uma estrutura favorável de relações de trabalho, baseada na igualdade de oportunidades, na não discriminação e no respeito pela diversidade.
Promovemos a Conciliação da Vida Profissional e Familiar da nossa equipa, tendo presentes os seguintes princípios e valores:
Igualdade e não-discriminação
A organização assegura o respeito pelo princípio da igualdade e da não-discriminação, garantindo que todas as pessoas são tratadas com igualdade e a mesma dignidade social e que ninguém é privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever com base, designadamente, nas responsabilidades familiares, no sexo, na ascendência, na deficiência, na idade, na raça ou etnia, na língua, no território de origem, na nacionalidade, na religião ou crença, em convicções políticas ou ideológicas, na instrução, na situação económica, social ou familiar, na orientação sexual e identidade de género.
Conciliação
A organização assegura que o planeamento do trabalho tem em conta a satisfação das necessidades familiares e/ou pessoais do trabalhador ou trabalhadora e a promoção de uma participação equilibrada de homens e de mulheres na vida pública e privada.
Responsabilização
A organização assume a responsabilidade pelo seu impacto nas partes interessadas, na economia e na sociedade. O respeito pelo princípio da responsabilização obriga a gestão a responder pelas suas decisões e atividades perante os representantes dos interesses presentes na organização e as autoridades públicas, ou outras competentes, no que concerne a leis e regulamentos.
Este princípio envolve a aceitação das consequências de condutas erradas e a tomada de medidas adequadas para as remediar e o agir no sentido de evitar a sua repetição.
Transparência
A organização é transparente nas suas políticas, decisões e atividades, dando-as a conhecer de forma clara, precisa, objetiva e completa, dentro dos limites do razoável e suficiente.
As informações estão disponíveis atempadamente e são acessíveis e compreensíveis por quem possa ser afetado de forma significativa.
O princípio da transparência não exige que informações protegidas ou críticas para a atividade da organização sejam públicas, nem que sejam disponibilizadas informações privilegiadas ou que possam infringir obrigações legais, comerciais, de segurança ou de privacidade pessoal.
Conduta ética
A organização age de forma ética, baseando a sua conduta em valores de honestidade, equidade e integridade. Estes valores implicam preocupação com as pessoas que a integram, as partes interessadas e a sociedade em geral.
Promover ativamente uma conduta ética implica identificar e dar a conhecer os seus valores e princípios fundamentais, estabelecer mecanismos de controlo e facilitar a apresentação de reclamações sem medo de represálias.
Respeito pelas partes interessadas
A organização responde aos interesses das suas partes interessadas, ouvindo-as e considerando os seus pontos de vista em relação a interesses que possam vir a ser afetados por uma decisão ou atividade.
Implementação dos princípios e valores
A organização definiu, documentou e comunicou os princípios e valores que orientam a sua atuação, a nível interno e externo, e assegurou que neste processo foram consultadas as partes interessadas internas e, sempre que possível, as partes interessadas externas.
Março de 2021, Leça do Balio
A Gerência
Matilde Vasconcelos
No âmbito do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, e em conformidade com a norma ISO 9001, a nossa empresa realiza uma avaliação contínua dos seus fornecedores.
Este processo tem como objetivo assegurar a conformidade dos produtos e serviços fornecidos, bem como promover a melhoria contínua.
A avaliação baseia-se na análise do desempenho em termos de qualidade do produto/ serviço, cumprimento de prazos, conformidade documental e outros critérios definidos no processo de qualificação. Sempre que aplicável, são consideradas as ocorrências registadas, que influenciam diretamente na classificação final do fornecedor.
Os fornecedores são classificados da seguinte forma:
Aprovado: desempenho de excelência no período avaliado;
Condicionado: requisitos mínimos cumpridos, com margem de melhoria;
Reprovado: desempenho insuficiente, com recorrência de não conformidades e impacto negativo nos processos.
Todos os registos de avaliação são devidamente documentados no sistema da empresa, e levamos em conta na decisão de compra.